Divulgação
Os jovens que fazem parte do Interact Club de Vera Cruz, programa voltado aos jovens desenvolvido pelo Rotary Club de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, estiveram em atividade neste último sábado, quando promoveram o plantio de 14 mudas de ipês brancos, na Praça da Bíblia, no centro comercial da cidade, onde está localizado o marco rotário da organização mundial. “Esta é a primeira atividade oficial dos nossos jovens, nesta gestão”, anunciou a presidente do clube rotário vera-cruzense, a professora Cristiane Aparecida Tinetti, que esteve acompanhando a atividade ao lado de outros companheiros do clube local. “A reativação do programa foi agora em novembro e já realizamos a primeira ação oficial”, completou a dirigente satisfeita com a nova geração de jovens que está compondo o Interact Club da cidade atualmente.
De acordo com a coordenadora da Comissão da Juventude do Rotary Club de Vera Cruz, a professora Célia de Oliveira de Santana, a proposta foi de retomar uma atividade que havia sido iniciada em 2018, quando a outra geração do Interact Club de Vera Cruz começou com o plantio de ipês brancos na Praça da Bíblia, onde está localizado o marco rotário do clube da cidade. “Ainda não terminamos este projeto”, avisou ao perceber a necessidade de mais mudas a serem plantadas no local. “Desta vez fizemos uma parte, pois a outra, necessitaremos de um planejamento maior, pois, são mais mudas”, comentou a rotariana ao parabenizar jovens, pais e rotarianos presentes na atividade que marcou o início das atividades desenvolvidas pelo Interact Club de Vera Cruz, devidamente oficializado pelo Rotary International, por ser um programa rotário dedicado aos jovens com idade de 12 até 18 anos.
Para a professora Sônia Regina Cappi Janini, presente no evento, a atividade foi considerada perfeita, pois, não houve nenhum contratempo. “As chuvas que caíram nos últimos dias ajudaram bastante”, falou ao organizar os jovens para que providenciassem os “berços”, que recebiam adubo até a colocação das mudas. “E ainda tiveram a colocação da água e das proteções para cada muda plantada”, comentou ao parabenizar os jovens pela organização e pelo material que cada um levou como: pás, cavadeiras, baldes, garrafas plásticas, barbantes, suportes de madeira, tesouras, sacos plásticos de lixo, dentre outros materiais utilizados para a realização da ação. “Além disso, recomendamos que viessem com bonés, protetores solares, luvas, roupas claras, garrafas de água pra hidratação e tudo mais”, comentou a rotariana que ficou satisfeita com a organização e disciplina dos jovens.
Antes da colocação das mudas, depois de toda a preparação em locais estratégicos na praça, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros falou sobre o significado do plantio de árvores para o Rotary International. “É uma ação tradicional, em respeito a amizade, como fazia nosso fundador, Paul Harris, quando visitava um clube pelo Mundo a fora”, recordou o rotariano que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “A simbologia é de que o plantio e a amizade são semelhantes”, falou ao explicar que da mesma forma que a semente precisa de solo fértil, proteção, cuidado, zelo e paciência, a amizade não é diferente, e necessita de cuidados para prosperar. “Quando começamos uma amizade, dentro do Rotary, é igual uma semente”, apontou ao lembrar que em todos os eventos oficiais e importantes do Rotary International, o plantio de árvores faz parte. “Muita gente pensa que seja por causa do meio ambiente”, falou. “Também é uma de nossas preocupações, porém, o plantio de árvores é para mostrar à força da amizade entre as pessoas do bem”, explicou o rotariano, ao parabenizar os participantes da atividade, que em breve será complementada com mais plantio de ipês brancos no mesmo local.
Fonte: Sala de imprensaTodos os direitos reservados