Rotary de Vera Cruz mostra a organização para convidados
Márcio C Medeiros - Sala de imprensa

12/06/2024 às 12h10

Reunião do Rotary Club de Vera Cruz mostrou detalhes sobre o Rotary e a fundação dos rotarianos, no “Dia dos Amigo”

Divulgação

A última reunião ordinária híbrida do Rotary Club de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, teve como foco principal o chamado “Dia do Amigo”, quando os associados do clube levam um conhecido para que conheça o Rotary International na essência e no conceito. O objetivo é mostrar com riqueza de detalhes o potencial da organização mundial, principalmente os programas humanitários desenvolvidos pelos rotarianos no mundo. “É uma maneira das pessoas conhecerem o Rotary com mais propriedade”, disse o presidente do clube rotário vera-cruzense, o diretor de marketing, Felipe Gonçalves Ragassi Orlando, ao programar o encontro na própria sede do clube, e aberto eletronicamente e presencialmente, para que mais pessoas possam participar. “Aliás, maioria dos convidados participou pela Internet”, ressaltou ao lembrar que todas as reuniões ordinárias do clube são híbridas, através da Plataforma Zoom.

O jornalista Márcio Cavalca Medeiros foi o responsável em apresentar a história do Rotary International, os propósitos e ações humanitárias, e principalmente as ferramentas utilizadas pelos rotarianos para trabalharem em favor da comunidade. “O rotariano utiliza os conhecimentos profissionais, os relacionamentos interpessoais, e principalmente a liderança que detém, em beneficio dos programas rotários”, falou ao comentar um pouco sobre a origem da organização mundial, presente em 220 países e com mais de 1,2 milhão de associados no mundo todo. “Somos a maior organização humanitária do planeta que não faz: filantropia, assistencialista, beneficência e nem distribui dinheiro”, explicou uma das grandes confusões internas e externas. “Passamos a fazer, algumas vezes, esses comportamentos por não utilizarmos por completo nossos programas estruturados”, justificou o rotariano que faz parte do Rotary Club de Vera Cruz ao apontar algumas manifestações internacionais do Rotary que influenciaram o desenvolvimento da humanidade. “A próxima mudança significativa será a erradicação da paralisia infantil (poliomielite)”, avisou.

As diferenças entre o Rotary International e a The Rotary Foundation também foram destacadas pelo rotariano e jornalista, que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “Quem faz o investimento financeiro é a fundação dos rotarianos, através dos clubes rotários”, disse Márcio Cavalca Medeiros que também ocupou o cargo de coordenador nacional do Rotary, e representou o distrito no Conselho de Legislação, em Chicago, EUA. “O Rotary é o meio. A fundação é o caminho”, especificou o dirigente rotário ao citar exemplos neste sentido, até mesmo quanto às ações, os projetos e os programas desenvolvidos por clubes em todo o Mundo. “O Rotary é um só no mundo todo, distribuídos em vários clubes”, falou ao mostrar a unidade apesar da diversificação de clubes. “Feliz a cidade que pode contar com um Rotary Club, como é o caso de Vera Cruz”, frisou.

Segundo Felipe Gonçalves Ragassi Orlando é intenção do clube rotário local realizar mais encontros como este, para ampliar as ações e conhecimento sobre o Rotary na comunidade em geral. “A comunidade, em geral, nos confunde e nem sempre sabe o que é o Rotary e o que ele faz”, disse o dirigente rotário local que considerou oportuno o encontro. “Fazendo mais vezes, com mais pessoas, aos poucos vamos melhorando a visão que a comunidade tem a nosso respeito”, acredita o presidente do Rotary Club de Vera Cruz que finaliza a gestão no final do mês, sendo substituído pela professora Cristiane Aparecida Tinetti, que pretende realizar mais encontros como este. “É sempre bom falar sobre o Rotary de forma mais profunda”, disse a futura presidente do clube rotário da cidade.

Fonte: Sala de imprensa
PUBLICIDADE
Apoio da população é fundamental na fase de transição dos serviços de água e esgoto, diz RIC Ambiental
RIC Ambiental moderniza serviços com redução de tarifas e novas opções de pagamento
Estiagem, calor e incêndios elevam consumo de água em Marília
Alfredo Cotait fala da regulamentação em Garça
© 2023 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados