Procon de Marília divulgou o nome dos palestrantes já confirmados até o momento e a programação do evento
Guilherme Moraes - Sala de imprensa

16/03/2024 às 12h04

Divulgação

O prazo de encerramento das inscrições para participar do 1º Congresso Municipal de Defesa do Consumidor de Marília entrou nos últimos dias. O evento será realizado nos próximos 19 e 20 de março de 2024, no Teatro Municipal de Marília, que tem capacidade para acomodar até 400 pessoas.
 
Especialistas da área irão apresentar temas relevantes e que aparecem cotidianamente na vida dos consumidores, colocando em discussão os problemas e buscando soluções. Dentre os temas está o papel do consumidor no enfrentamento ao racismo nas relações de consumo, abordando estratégias e ações que podem ser adotadas para combater essa problemática e promover a equidade e inclusão em todas as transações comerciais.
 
Outros pontos a serem discutidos são o superendividamento, uma realidade que afeta muitas famílias em nossa sociedade, os meios não judiciais de solução de conflitos de consumo e os direitos, deveres e violações do consumidor idoso.
 
A  inscrição poderá ser feita acessando o link https://forms.gle/PACmqzACSErbSfLj7 . Os participantes inscritos receberão certificado após a conclusão do congresso.
 
Palestrantes que já confirmaram participação:
 
Juliana Raquel Nunes é especialista em direito processual civil, escritora, chefe da seção judiciária do Cejusc e docente do curso de Direito da Unimar.
 
Ana Gláucia é psicóloga, professora e palestrante especialista em urgência e emergência, coautora do livro ‘Leoas - como alcançar a prosperidade real em todas as áreas da vida’ e mentora do curso online ‘Síndrome de Burnout - prevenção ao tratamento’.
 
Maria Macena Oliveira é doutora e mestre em direito, especialista em direito civil, processo civil, família, sucessões e direito digital. Atualmente é coordenadora de Marketing e Relacionamento dos Programas de Mestrado e Doutorado da Unimar.
 
Samuel Augusto é professor especialista em direito médico, biodireito e bioética. Trabalha como consultor jurídico empresarial e direito público, com ênfase em comunicação estratégica, compliance e governança corporativa.
 
Paulo Colombani é enfermeiro especialista em gestão da qualidade e segurança do paciente e em atenção ao paciente crítico. Atualmente, é coordenador da equipe multiprofissional do Centro de Referência em Direitos Humanos.
 
Dirce de Fátima dos Santos é coordenadora diocesana da Pastoral da Sobriedade, membro do Conselho Municipal Antidrogas de Marília, ativista social e líder comunitária.
 
Renata Reis é especialista em proteção e defesa do consumidor há 26 anos na Fundação Procon. Atualmente, é assessora técnica da Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-SP.
 
Roberta Nascimento é executiva jurídica institucional, estrategista em compliance legal e gestão de riscos, especialista em direito empresarial e responsabilidade civil e direito do consumidor.
 
Maria Valéria Barbosa é doutora em ciências sociais e atualmente é professora assistente doutora na Faculdade de Filosofia e Ciências, na Unesp de Marília. É ainda vice coordenadora executiva do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe) e presidente da Comissão de Averiguação de cotas para pretos e pardos.
 
Mônica Diniz é economista com pós-graduação em finanças, especialista em neurociência e psicologia aplicada. Atua no mercado financeiro desde 1997. Também atua como educadora financeira, consultora de investimentos e coaching em estratégias de investimento.
 
Guilherme Moraes é advogado especialista em direito do consumidor, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Marília, diretor da Associação de Procons Paulistas e diretor do Procon de Marília.
 
Daniela Dias Batista é advogada e coordenadora do Procon de Assis. Também é professora no Centro Universitário de Ourinhos (Unifio) e na Fatec de Assis, e mediadora e conciliadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
 
Programação
 
Dia 19 (Terça-feira)
 
9h - Credenciamento;
 
9h30 - Abertura;
 
10h30 às 12h - Palestra e discussão sobre o tema “Consumidor idoso, direitos, deveres e violações);
 
13h às 14h30 - Palestra e discussão sobre o tema “A educação para o consumidor como ferramenta de combate ao superendividamento e os problemas psicossociais”;
 
14h45 às 16h15 - Palestra e discussão sobre o tema “Alterações legais, avanços e retrocessos”.
 
Dia 20 (Quarta-feira)
9h - Abertura;
 
9h15 às 11h - Palestra e discussão sobre o tema “Racismo nas relações de consumo”;
 
11h às 12h30 - Palestra e discussão sobre o tema “Os meios não judiciais de solução de conflitos de consumo”;
 
13h45 às 15h15 - Palestra e discussão sobre o tema “LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados”;
 
15h30 - Encerramento.

PUBLICIDADE
Marília Shopping recebe encontro de felinos
Grupo conhece as dependências do Codem na Associação Comercial
Marca América da Intercoffee patrocina Japan Fest 2024
“Inovace” é lançado pela Associação Comercial de Pompeia
© 2023 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados