Clube de Cinema de Marília destaca produções femininas em programação especial de março
Adriana Forcato - Sala de imprensa

29/02/2024 às 15h04

Programação especial com uma curadoria voltada para as "Mulheres do Cinema"

Divulgação

O Clube de Cinema de Marília (CCM) traz para o mês de março programação especial com uma curadoria voltada para as "Mulheres do Cinema". A programação contará com nove filmes dirigidos e protagonizados por mulheres, abrangendo diversas áreas como roteiro, produção, direção de fotografia, direção de arte, edição, entre outras.

Os filmes selecionados, lançados a partir de 2019, tem o intuito de evidenciar mulheridades, seus retratos e suas influências no cinema recente mundial. Os longas representam uma variedade de países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Brasil, Chile, Filipinas, Kosovo e Alemanha. Cada obra percorreu um caminho de sucesso em festivais e premiações ao redor do mundo, destacando-se pela abordagem de temas como maternidade, pertencimento, lutas políticas, mercado de trabalho e questionamento de paradigmas.

Programação também contará com sessões comentadas por mulheres que trabalham e pesquisam na cidade de Marília, incluindo Laís Alpi Landim, graduada em Ciências Sociais; Luana Lopes, licenciada em Ciências Sociais e Fabíola Cunha, jornalista e mestre em Educação. Cada uma delas trará sua perspectiva como forma de enriquecer as discussões sobre os filmes em destaque.

“O CCM espera proporcionar com essa programação, um mês de reflexão e celebração das contribuições das mulheres no cinema mundial, promovendo diálogos significativos e destacando a diversidade de talentos e histórias presentes nesse universo cinematográfico”, destaca Cristiano Anechini Lemos Soares, presidente do Clube de Cinema de Marília.

Para mais informações sobre a programação e os filmes selecionados, podem ser conferidas no perfil do Instagram do CCM:

https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/

 

Programação mês das Mulheres no CCM

Horário: 20h
Participação: Gratuita
Local: Clube de Cinema de Marília - Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)

2 de março
A Filha Perdida (2021) - Direção de Maggie Gyllenhaal. Um drama que mergulha nas memórias de uma mulher durante suas férias.  Sessão comentada por Laís Alpi Landim.

3 de março
Canção de Ninar (2022) - Direção de Alauda Ruiz de Azúa. A trama espanhola, premiada no Goya Awards 2023, explora a jornada de uma mãe recém-formada.

9 de março
Till: A Busca por Justiça (2022) - Direção de Chinonye Chukwu. Um drama que retrata a luta por justiça após a morte brutal de Emmett Till. Sessão comentada por Luana Lopes.

10 de março
A Colmeia (2021) - Direção de Blerta Basholli. O filme kosovar recebeu prêmios no Sundance Film Festival, abordando a luta de uma mulher em uma sociedade patriarcal.

16 de março
A Nuvem Rosa (2021) - Direção de Iuli Gerbase. Um drama de ficção científica brasileiro que enfrenta um fenômeno misterioso. Reconhecimento em festivais internacionais.

17 de março
Chile’76 (2022) - Direção de Manuela Martelli. Inspirado em fatos reais, o filme chileno-argentino destaca uma dona de casa que abriga um homem misterioso.  Reconhecimento em Cannes Film Festival e Goya Awards.

23 de março
A Assistente (2019) - Direção de Kitty Green. Um olhar crítico sobre o abuso no ambiente de trabalho. Sessão comentada por Fabíola Cunha.

24 de março
Transtorno Explosivo (2019) - Direção de Nora Fingscheidt. Um drama alemão que aborda questões de violência e busca por apoio. Reconhecimento no Berlin International Film Festival.

31 de março
Língua Franca (2019) - Direção de Isabel Sandoval. O filme aborda a história de uma imigrante filipina transexual em situação ilegal. Reconhecimento no Queer Lisboa e seleção oficial de Veneza.

PUBLICIDADE
Cinépolis do Marília Shopping promove sessão inclusiva adaptada de “Evidências do Amor”
Clube de Cinema de Marília apresenta documentário "Torre das Donzelas"
Cinegoria e Clube de Cinema realizam "esquenta" para o Laboratório de desenvolvimento de roteiros
Festival de Cinema de Marília ganha status oficial no calendário municipal
© 2023 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados