Obras do prédio da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília estão em fase de acabamento
Roberto Cezar - Sala de imprensa

18/01/2024 às 16h02

90% das trabalhos foram concluídos, conforme apontou engenheira do Ministério da Saúde

Divulgação

As obras do prédio da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília estão em fase de acabamento. Instalações elétricas, pinturas de paredes e tetos, implantação do sistema de climatização, calçamento e colocação de acessórios hidráulicos estão sendo finalizados.

A engenheira civil do Ministério da Saúde, Laícia Freitas de Lima, esteve no prédio neste dia 18 de janeiro e constatou que 90% das obras já foram executadas. A profissional elogiou o andamento dos trabalhos e a iminente entrega das instalações da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.

Acompanharam a visita técnica do Ministério da Saúde os profissionais da Incorplan - construtora responsável técnica pelas obras - e da Concremat - que faz a fiscalização das obras, além da gerente de projetos do hospital, Dilene Lopes.

O equipamento acelerador linear será entregue no próximo dia 21 de janeiro pela fabricante (Varian) e toda a logística necessária para a chegada do aparelho já está planejada para que tudo transcorra da melhor forma. A expectativa é que após algumas adequações a serem feitas pela construtora responsável pelas obras no bunker, a montagem aconteça em uma semana. 

A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018 e com o empenho da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras em 2022. 

A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília fica ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e com a fachada defronte à rua 21 de Abril. 

Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a referida Unidade de Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília, que já realiza, há mais de 20 anos, consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia. 

As sessões de radioterapia atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde). 

Cerca de 1 mil pacientes devem ser atendidos anualmente na nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.

PUBLICIDADE
Santa Casa de Marília recebe doações para realização de reforma de Ala de Internação SUS e Pavilhão
Psicólogos da Santa Casa de Marília ministram palestras sobre saúde mental
Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília recebe acelerador linear da fabricante Varian
Gestão 2024 da Cipa da Santa Casa de Marília é empossada
© 2023 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados