PUBLICIDADE
CIDADES
Prefeitura inicia comemorações do mês do Meio Ambiente com plantio de árvores e preservação de nascentes na zona sul
Foram plantadas 100 mudas de árvores nativas em Área de Preservação Permanente entre os jardins Guarujá e Continental
Assessoria de Imprensa PMM
02/06/2021
Prefeitura inicia comemorações do mês do Meio Ambiente com plantio de árvores e preservação de nascentes na zona sul - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília iniciou as comemorações do mês do Meio Ambiente com o plantio de 100 mudas de árvores nativas, desenvolvidas no viveiro municipal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, simbolizando o início das ações que se estenderão ao longo do mês de junho.

A ação foi realizada em parceria com diversas instituições, como Polícia Militar Ambiental, Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria da Educação, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e Associação de Moradores de Bairros.

Na ocasião, a Área de Preservação Permanente localizada entre o jardim Guarujá e o jardim Continental, conhecida popularmente como “Buracão”, foi selecionada por apresentar nascentes e vir sofrendo degradações ao longo de anos, sendo contemplada pelo “Projeto Nascentes”.

No local, toneladas de lixos descartados irregularmente foram retiradas e o espaço recebeu o início da arborização, que formará um imenso bosque, devolvendo a esta área as características nativas que abrigará a avifauna regional. Ainda, a população recebeu orientações sobre os perigos dos descartes irregulares e queimadas urbanas.

Vanderlei Dolce, secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, destaca a importância da ação e agradece o apoio da população.

“Estamos realizando ações que promovam a sustentabilidade em diversos bairros do município. Este mês, especialmente, estamos trabalhando em conjunto com grandes colaboradores, em comemoração a esta data tão importante, que será celebrada oficialmente no dia 5 de junho. Estamos promovendo diversas ações, como melhorias na arborização urbana, preservação de nascentes, coleta seletiva, educação ambiental e demais segmentos que destacam Marília como uma cidade preocupada com seu meio ambiente. A Certificação de Qualificação Ambiental do Programa Município Verde Azul comprova este trabalho, colocando Marília entre as cidades mais sustentáveis do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário.

Já o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato Argollo Haber, explica os resultados pretendidos. “Estamos renovando o viveiro municipal, objetivando ampliar os atendimentos à população que queira melhorar a arborização em suas propriedades. O Projeto Nascentes tem amplo apoio da nossa secretaria e ficamos felizes em poder auxiliar na melhoria da arborização urbana, que refletirá na qualidade de vida da população, destacando Marília ambientalmente em todo Estado de São Paulo.”

Marcelo José de Macedo, presidente do Daem, relata a importância da preservação das nascentes na cidade. “Este grandioso projeto identificou 1.448 nascentes e vem recuperando uma a uma, em um trabalho inédito, que deixará uma grande herança ambiental às gerações futuras. Sabemos que a água é o maior patrimônio da humanidade e está cada vez mais escassa. Preservar agora significa garantir este recurso essencial à vida ao longo dos anos vindouros. O Daem abraçou o Projeto Nascentes e não medimos esforços para colaborar em todas as ações que beneficiem o meio ambiente em nossa cidade.”

A ação realizada em conjunto entre órgãos públicos e a população local demonstra os esforços que Marília vem realizando para melhorar a qualidade de vida da população. Nesta ação, além da preservação das nascentes, iniciou-se a campanha de conscientização contra queimadas urbanas, que tem por objetivo eliminar pontos de descartes clandestinos e orientar sobre os problemas ambientais e riscos à saúde causados pelas queimadas em períodos de estiagem.

Mais de Cidades
PUBLICIDADE
© 2021 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados