PUBLICIDADE
EDUCAçãO
Alunos recebem educação ambiental sobre sustentabilidade através de videoconferência
Grupo “Marília Sustentável” apresentou diversos projetos ambientais em execução na cidade
Assessoria de Imprensa PMM
25/06/2021
Alunos recebem educação ambiental sobre sustentabilidade através de videoconferência - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 24 de junho, alunos da Escola Estadual “Professor Edson Vianei Alves” assistiram a palestra intitulada “Marília Sustentável”, onde receberam orientações sobre vários projetos ambientais que estão em andamento no município.

Na ocasião, ativistas ambientais, servidores da Prefeitura de Marília, Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e educadores da rede de ensino municipal e estadual, que formam o grupo “Marília Sustentável”, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, palestraram sobre temas variadas, como educação ambiental, gestão das águas, tratamento de esgoto, coleta seletiva, queimadas urbanas, preservação de nascentes, aquaponia, dentre outros temas que estão sendo trabalhados através da Gestão Participativa, com apoio da população mariliense.

Wilson Hakamada, coordenador da educação ambiental no município, destaca a importância da ação. “Marília vem desenvolvendo diversos projetos ambientais que envolvem o poder público e a comunidade. A população entendeu que é importante participar de ações que tragam melhorias ambientais em seus bairros. Essas ações promovem não só impactos ambientais positivos, como preservação de nascentes, coleta de recicláveis e outros temas que causam o equilíbrio ambiental, mas ainda impactam diretamente na saúde da população, eliminando focos de insetos e animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, cobras, ratos, baratas, aranhas, mosquito da dengue, dentre outros. Estamos à disposição de escolas que desejarem palestras sobre temas ligados às questões ambientais, bem como para desenvolver ações em áreas públicas que a população mariliense queira participar, visando promover à educação ambiental de forma prática junto à sociedade e, assim, conscientizar nossos cidadãos sobre a importância que cada um tem quanto a sua responsabilidade socioambiental. Cada um fazendo sua parte e doando um pouquinho de si, construiremos uma cidade mais verde e saudável”.

Cassiano Rodrigues Leite, Chefe do Meio Ambiente, lembra a importância da educação ambiental também neste período de pandemia. “Recebemos o convite do Professor Valmir Porfírio para palestrar através de videoconferência, e vimos uma oportunidade a ser explorada para propagação da educação ambiental no município. O grupo “Marília Sustentável”, organizado por ativistas ambientais para desenvolver ações sobre o meio ambiente, aceitou o convite e, juntos, alcançamos o objetivo, replicando conhecimento e criando memórias preservacionistas nestes alunos. A meta do grupo é realizar ações ambientais em áreas públicas do município e desenvolver projetos sustentáveis simples, que causem impactos socioambientais, como hortas comunitárias, coleta seletiva, reflorestamentos de mata ciliar em nascentes, meliponicultora, aquaponia e demais temas que promovam a sustentabilidade na cidade. Marília hoje é certificada pelo Programa Município Verde Azul, justamente porque o poder público está realizando ações grandiosas, como o tratamento do esgoto e identificação de nascentes, mas também porque a população está disposta a colaborar com estas mudanças ambientais pela qual a cidade está passando. As áreas públicas pertencem ao povo e nada mais justo que o povo tenha a oportunidade de desenvolver seus projetos ambientais nestes espaços, melhorando a qualidade de vida na região onde moram e, ainda, neste momento de pandemia, ocupando a mente com atividades saudáveis, que tirem o foco momentaneamente de tantos problemas e notícias ruins. Plantar uma árvore e ver seu desenvolvimento ainda é uma das atividades mais prazerosas que a humanidade pode realizar, e é possível fazê-lo respeitando o distanciamento exigido neste período difícil.”

Informações sobre educação ambiental no município poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400.

Mais de Educação
PUBLICIDADE
© 2021 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados