PUBLICIDADE
COTIDIANO
Marília comemora com mais uma nascente preservada
Prefeitura, em parceria com o ativista ambiental Coelho, fez o plantio de 100 mudas de árvores nativas no bairro Montana II
Assessoria
22/03/2021

Dando sequência ao “Projeto Nascente”, que visa identificar, recuperar e proteger todas as nascentes do município de Marília, a Prefeitura, em parceria com o ativista ambiental Carlos Eduardo dos Santos, conhecido como “Coelho”, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 22, o plantio de 100 mudas de árvores nativas, de espécies variadas, visando o reflorestamento da mata ciliar em todo seu curso hídrico, localizado no bairro Montana II, próximo ao distrito de Padre Nóbrega, zona norte da cidade.

O prefeito Daniel Alonso destaca a importância da ação realizada nesta área de preservação. “Nosso corpo técnico ambiental vem trabalhando continuamente, identificando, visitando, elaborando projetos e desenvolvendo ações para recuperar e preservar todas as nascentes em nossa cidade. É um trabalho inédito, que visa melhorar a qualidade ambiental nestas áreas e preservar esse patrimônio da humanidade. Temos como meta proporcionar uma qualidade de vida melhor à atual geração e deixarmos uma herança positiva às gerações futuras.”

O ativista “Coelho”, protetor de nascentes, relata a importância desta ação para a população local. “Marília é muito rica em recursos hídricos. Infelizmente, algumas nascentes, por desenvolvimento urbanístico ou degradações ocorridas por descartes irregulares, pastagens ou queimadas, necessitam de intervenções urgentes para preservação destes recursos. Este trabalho é de grande importância para a cidade e estamos colaborando para a preservação deste bem essencial à existência de vida na terra."

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, explica a escolha do local nesta data. "Embora já preservamos diversas nascentes nos últimos meses, nesta data tão importante, Dia Mundial da Água, escolhemos a nascente do Jardim Montana II por se tratar de uma ampla área de preservação, anexa a um complexo de áreas diversas, como institucional, lazer e dominial, que receberão um grande projeto sustentável, promovendo a Educação Ambiental na prática, compartilhando com as escolas e demais moradores, ações que desenvolverão a conscientização ambiental, como trilhas ecológicas, projeto de aquaponia, horta comunitária, compostagem, reuso de materiais, coleta de recicláveis, coleta de óleo de cozinha, arborização urbana, preservação de nascentes, meliponário, viveiros, captação de água pluvial, utilização de ventilação cruzada, aproveitamento de energia solar, e todos os demais itens possíveis para orientar à população sobre a importância em preservar o meio ambiente, visando a redução no consumo e diminuição do extrativismo de insumos, evitando a degradação do meio ambiente. Estamos tendo o apoio incondicional do ambientalista "Coelho da Aquaponia", que tem nos ajudado nas identificações e preservações das nascentes em Marília. Temos somado a experiência dele aos conhecimentos técnicos dos nossos gestores ambientais e este projeto certamente colocará Marília entre o seleto grupo de cidades que possuirá um segundo Centro de Educação Ambiental para desenvolvimento de ações práticas em meio a trilhas ecológicas e ações sustentáveis. Somos gratos a este trabalho maravilhoso, em parceria com este cidadão que doa de si para beneficiar toda a cidade. Escolhemos o Dia Mundial da Água para celebrar o início deste projeto que colocará Marília em destaque como modelo a ser seguido pelos demais municípios visando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável”.

Informações sobre preservação de nascentes poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400 ou 3401-2000.

Mais de Cotidiano
PUBLICIDADE
© 2021 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados