PUBLICIDADE
CIDADES
Prefeitura promove a sustentabilidade na manutenção da frota de Marília
Frota foi totalmente renovada e hoje possui cronograma de revisão e manutenção preventiva para ajuste necessários
Assessoria
25/02/2021
Frota de Marília - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília vem promovendo a sustentabilidade também na frota municipal, onde proativamente os veículos são revisados, evitando consumo elevado de combustíveis de origem fóssil, vazamentos de óleos e lubrificantes, e eliminando a emissão de fumaça preta.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, a frota municipal, antes sucateada, agora possui cronograma de revisão e manutenção preventiva para ajustes necessários, visando combater a poluição do meio ambiente e interrupção dos trabalhos essenciais:

“Quando assumimos, tínhamos uma frota sucateada, quase inoperante, apresentando grandes vazamentos de materiais altamente contaminantes e nocivos ao meio ambiente, como gasolina, graxas, óleos e lubrificantes, que contaminavam o solo e o lençol freático, além de expelir alta concentração de fumaça preta na atmosfera, no caso dos veículos movidos a diesel. Diante deste quadro, imediatamente fizemos a maior aquisição de veículos da história de Marília que, além de dar as condições adequadas para a execução dos trabalhos rotineiros desenvolvidos pelos servidores, ainda reduzimos consideravelmente as despesas públicas, uma vez que se eliminou a necessidade de manutenção constante desta frota antiga. Atualmente os veículos dispõem de tecnologias avançadas, filtrando os gases nocivos antes de serem expelidos no meio ambiente e ainda reduzem o consumo de combustível, inclusive dando alternativas para o uso de combustíveis produzidos com matérias-primas extraídas de fontes renováveis, como o etanol. Assim, além de garantirmos a segurança operacional destes veículos, dando mais segurança aos servidores, contribuímos diretamente para melhorias ambientais em nossa cidade. Hoje buscamos de todas as formas, em qualquer ação, promover a sustentabilidade e, desta forma, alcançamos a liderança no ranking Estadual relacionado à diretiva "Município Sustentável" no Programa Município Verde Azul.”

Para o prefeito Daniel Alonso, as ações ambientais promovidas em Marília sempre foram prioridades e a meta é ampliar os impactos positivos gerados por estas ações.

“Sem um meio ambiente sadio e equilibrado, não temos boa qualidade de vida e, consequentemente, gastamos mais com a saúde, com a recuperação de áreas contaminadas e ficamos sujeitos a multas ambientais aplicadas pelos órgãos fiscalizadores. Quando assumimos, colocamos a sustentabilidade no topo das metas a serem cumpridas, onde toda estrutura pública hoje caminha lado a lado com os cuidados ambientais. Qualquer licitação, compras, construções públicas diretas ou indiretas, manutenção da frota, iluminação pública e demais ações realizadas pela administração municipal visam promover ações que gerem economias de insumos ou redução no consumo. Mesmo em meio a essa pandemia que assola o mundo, não deixamos de investir no tratamento de 100% do nosso esgoto, pois sabíamos da importância que estas obras trariam à saúde da população e ao meio ambiente. Para 2021, colocamos como objetivo a melhoria na arborização urbana, preservação de nascentes e incentivos à coleta seletiva. Marília caminha a passos largos para se tornar modelo em sustentabilidade e a participação popular tem sido de grande importância para o desenvolvimento destas ações que colocam nossa cidade no topo do ranking ambiental dos municípios sustentáveis no Estado de São Paulo. Agradecemos de coração e continuamos pedindo apoio para melhorar a cada dia nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.

Marília alcançou em 2020, pela primeira vez em sua história, o Certificado de Qualificação Ambiental, e lidera o Ranking Estadual sobre o tema “Município Sustentável” no Programa Município Verde Azul, demonstrando a preocupação da administração pública com o meio ambiente local.

Mais de Cidades
PUBLICIDADE
© 2022 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados