PUBLICIDADE
SALA DE IMPRENSA
Comércio funciona das 9h às 17h de sábado a quarta-feira de cinzas
Marcio C. Medeiros
12/02/2021
Comércio funciona das 9 as 17 horas de sábado a quarta-feira, normalmente, sem o Carnaval - Foto: Aquivo: Comércio 120221

As lojas do comércio da cidade de Marília estarão funcionando normalmente, dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo de combate a pandemia, do Governo do Estado de São Paulo, que classifica a região de Marília, na Fase 2, a Laranja, quando o comércio pode funcionar em período de oito horas, como vem acontecendo desde a semana passada. Com a decisão de não haver ponto facultativo para o Carnaval, e nem para a Quarta-feira de Cinzas, de sábado, dia 13, até quarta-feira, dia 17, o funcionamento das lojas será como um dia normal, no período das 9 as 17 horas. “Desde o dia primeiro de Fevereiro estamos seguindo essa determinação governamental”, ratificou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, inclusive esclarecendo sobre o atendimento no antigo feriado de Carnaval. 

A Prefeitura de Marília também excluiu o ponto facultativo nas festividades deste ano, em razão da pandemia, seguindo orientações do Governo do Estado de São Paulo, que também retirou o ponto facultativo das repartições estaduais. Assim sendo, conforme o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, sem o ponto facultativo seja por conta do Carnaval ou da quarta-feira de cinzas, o atendimento e o trabalho no varejo em geral será como um dia normal. “Precisamos manter as lojas abertas, respeitando todos os protocolos possíveis, para que não retornemos a Fase Vermelha, quando há o fechamento compulsório das lojas”, disse o dirigente preocupado com a performance do movimento nas lojas. 

Para José Augusto Gomes é de fundamental importância que o consumidor saiba que as lojas estarão funcionando normalmente. “De nada adianta abrir a loja e o consumidor não aparece”, falou ao sugerir aos comerciantes que divulguem aos máximo esta condição inusitada. “Existe a tradição do fechamento do comércio na terça-feira e funcionamento na quarta-feira em meio período”, recordou. “Mas excepcionalmente neste ano não será assim”, alertou o dirigente mariliense que tem recebido inúmeros telefonemas por parte dos comerciantes e de até consumidores para saber o horário de funcionamento e como fica a relação entre empregador e empregado. “A orientação é para que as lojas funcionem normalmente, uma vez que, este ano não tem ponto facultativo no Carnaval”, reforçou o diretor da associação comercial local que acredita num movimento normal como habitual neste quatro dias diferenciados. “O sábado já é de praxe”, apontou ao ressaltar o funcionamento das lojas, neste período de Fase Laranja, em todos os sábados até as 17 horas. 

De qualquer forma os protocolo de proteção a pandemia estão sendo sugeridos a todos os comerciantes, comerciários e consumidores. O uso da máscara facial é mais do que obrigatório, enquanto que a higienização pessoal deve ser com muita frequência e o local de atendimento ser constantemente higienizado entre um atendimento e outro. O distanciamento entre as pessoas que entrarem na loja estão sendo respeitados, dentro da capacidade reduzida conforme o decreto estadual. “Os comerciantes e comerciários se tornaram agentes de saúde, orientando e entregando material de combate a pandemia”, lembrou Adriano Luiz Martins ao incentivar as denúncias de aglomerações clandestinas e aglomerações de pessoas em qualquer circunstância, que podem ser feitas na Ouvidoria do Município pelo telefone: 0800-7766-111 ou por e-mail: ouvidoria@marilia.sp.gov.br ou através de “whatsapp” 14-99799-6361. “Mas quem quiser, pode ligar para o 190 da Polícia Militar”, acrescentou.

Mais de Sala de Imprensa
PUBLICIDADE
© 2021 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados