PUBLICIDADE
SALA DE IMPRENSA
Clube retoma realização do Programa Ryla
Marcio C. Medeiros
26/02/2021
Norma Sueli Gonçalvez Reche é a coordenadora da Comissão da Juventude, e organizadora do 2º Programa Ryla - Foto: Aquivo: Norma 260221

Com o objetivo de oferecer aos jovens orientação para entrada no mercado de trabalho, os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, iniciaram as primeiras discussões para a realização de um seminário para a juventude, dentro das característica do Programa Ryla, estruturado pela organização mundial. Esta será a segunda vez que o clube rotário mariliense realizará o programa que é voltado para classe estudantil. “A proposta inicial é oferecer a esses jovens conhecimento de como buscar oportunidades no mercado de trabalho”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a funcionária pública, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, ao colocar o assunto na pauta da última reunião ordinária virtual, realizada na segunda-feira.

Em Junho de 2019 os rotarianos do Marília-Pioneiro promoveram um seminário para a juventudes, através do Programa Ryla, reunindo jovens de 14 a 16 anos de idade, das escolas: Professora Wanda Helena Toppan Nogueira (Pública) e do Colégio Esquema Único (particular), quando na primeira etapa do seminário de liderança juvenil, eles receberam instrução sobre empreendedorismo com Ricardo Borgheresi Calil e Adriana Cirillo Montoro Ramalho, ambos do Escritório Regional do Sebrae de Marília, com foco nos jovens em geral e na mulher dentro do mercado de trabalho. “Vamos continuar nesta área, mas com outro foco: o da inclusão no mercado de trabalho”, disse a coordenadora da Comissão da Juventude do clube rotário mariliense, a cirurgiã-dentista, Norma Sueli Gonçalves Reche, que já iniciou os primeiros contatos para montar a programação a ser seguida, bem como o local, o dia e a forma como pretende desenvolver o programa estruturado do Rotary International. “Será uma mescla entre instrução e prática”, planeja a coordenadora, ao apresentar a proposta ao clube. 

Alunos que estejam no primeiro colegial serão convidados a participarem, tanto da rede pública como privada, e serão apresentadas orientações para entrevistas de trabalho, apresentação pessoal, detalhes e curiosidades na busca pelo primeiro emprego. “Teremos depoimentos inspiradores, histórias motivadoras, e orientar os jovens como montar um projeto de melhoria na própria escola”, explicou Norma Sueli Gonçalves Reche, entusiasmada com a proposta, ao organizar o evento pela primeira vez, tendo apoio irrestrito dos demais associados do clube rotário local. “Vamos levantar sugestões de pessoas que se enquadram neste perfil e vamos iniciar os convites, as parcerias e os patrocínios”, disse ao começar a receber sugestões e iniciar os primeiros contatos. “Não é para ser demorado a realização, afinal, será tudo virtual, utilizando as plataformas de conversação em que os jovens são hábeis neste sentido”, comentou a coordenadora. 

A presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro sugeriu que a Comissão da Juventude promova reuniões virtuais com frequência, de forma paralela, para cuidar dos detalhes organizacionais. “Vamos discutir o melhor dia para ser realizado, as escolas envolvidas e os profissionais que vão expor os temas, sem contar com a parte rotária que é fundamental”, disse Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz entusiasmada com a realização deste programa rotário que faz muito sucesso entre os jovens. “Nossa primeira edição foi muito boa e esta segunda tende a ser de bastante proveito para os jovens”, acredita a rotariana.

Mais de Sala de Imprensa
PUBLICIDADE
© 2022 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados