PUBLICIDADE
SALA DE IMPRENSA
Clube promove exposição virtual sobre saúde bucal
Marcio C. Medeiros
21/01/2021
Raul Francisco Cardoso Júnior, especialista em implantodontia, fez uma exposição virtual rica em detalhes - Foto: Arquivo: Raul 210121

Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, realizaram na última reunião semanal virtual, uma exposição com o implantodontista, Raul Francisco Cardoso Júnior, sobre “Saúde bucal e qualidade de vida”, dentro das atividades programadas para a comunidade em geral. “Inclusive tivemos as presenças de rotarianos de outros clubes e convidados não rotários”, disse a presidente do clube rotário mariliense, a funcionária pública, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, que tem procurado incluir na programação do clube, eventos com temas sociais e de relevância para a comunidade, além, de assuntos rotários de vez em quando. “Estamos procurando mesclar entre temas sociais e temas rotários”, ressaltou a dirigente que já tem uma programação específica até o mês de Junho.

Durante quase 60 minutos o implantodentista procurou aliar a saúde bucal com a qualidade de vida. Mostrou a importância de se ter e manter as gengivas saudáveis, os perigos das placas bacterianas, as formas corretas de se usar as escovas, fio dental, pasta, agulhas, escovas interproximais e a realização de bochechos com flúor. “A gengivite é uma inimiga oculta e principal responsável pela queda dos dentes”, disse o especialista ao lembrar que o vermelhidão, inchaço na gengiva, sangramento fácil durante o uso do fio dental e escovação, podem ser sinal de doença periodontal. “Esse problema geralmente não apresenta dor, sendo este um motivo de adiamento do paciente em procurar um especialista”, ressaltou. “As pessoas que apresentam quaisquer desses sinais devem procurar uma orientação profissional, pois, o sangramento não é normal”, avisou ao mostrar fotos de situações delicadas.

Um alerta feito por Raul Francisco Cardoso Júnior é de que as infecções na boca podem passar para o resto do corpo. “Daí a necessidade de ficar sempre atento no momento de fazer a higienização bucal”, ressaltou o implantodentista ao mostrar algumas técnicas de restauração em resina, uso de lâminas, lentes de contato, clareamento dental entre outras. “A harmonização orofacial faz parte deste processo, com a utilização de botox em determinados preenchimentos”, explicou o especialista que é rotarianos e está na função de Governador Assistente, na Gestão 2020-21 do Distrito 4510 do Rotary International. “Os implantes dentários melhoram muito a qualidade de vida”, disse ao explicar o começo destes procedimentos e estudos com o Professor Per-Ingvar Branemark, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, a partir de 1985.

Para a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro o evento foi de elevado nível técnico, com explicações detalhadas e importantes, principalmente pelo fato de que muitos no clube, e convidados, desconheciam detalhes sobre implantes dentários. “Ele foi muito feliz nas explicações, de uma forma que não se cansa e com demonstrações bem ilustrativas que ajudaram muito na compreensão”, disse Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz que se surpreendeu com a riqueza de detalhes de um assunto bem específico. “Qualquer pessoa consegue compreender bem o tema, e certamente as informações apresentadas, e ainda da forma clara e objetiva que fez, ajudará muito na qualidade de vida das pessoas”, falou entusiasmada.

Mais de Sala de Imprensa
PUBLICIDADE
© 2021 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados