PUBLICIDADE
SALA DE IMPRENSA
Hospital completa 79 anos de atividades para Pompeia
Marcio Medeiros
08/06/2020
Santa Casa de Pompeia completa 79 anos sem celebraes por causa da pandemia do Covid-19 - Foto: ARQUIVO: Fachada 080620

A diretoria da Santa Casa de Pompeia está destacando a passagem do dia 08 de Junho como aniversário de 79 anos de atividades da instituição de saúde, que foi criada com o objetivo de zelar pela saúde da população pompeiana. Em 27 de maio de 1939, um grupo de pioneiros reunia-se no gabinete do, então Prefeito João da Costa Vieira, quando formaram uma comissão provisória, liderada e presidida pelo pioneiro, Júlio da Costa Barros, com o objetivo de organizar os trabalhos e angariar donativos visando a criação do hospital local. “Depois de dois anos de lutas, dificuldades e incertezas, eis que, já na qualidade de município e sede de comarca, era inaugurada a Santa Casa, tendo como primeiro provedor, eleito em assembleia, o senhor Constantino Marcolino de Souza, que chegou a ser posteriormente prefeito municipal”, recordou o primeiro secretário da atual diretoria, Oswaldo de Andrade Filho, que tem acesso a primeira ata escrita com a constituição do novo grupo. “Inclusive, preservando a grafia como assentada no respectivo livro”, falou.

Para Alair Mendes Fragoso, atual provedor da Santa Casa de Pompeia, o dia não pode passar em branco, afinal, foram muitas as conquistas e superações de momentos difíceis. “Recentemente passamos por um período delicado, em que o nosso amigos Edson Jorge Basílio assumiu a direção com sérios problemas, e graças ao trabalho realizado por todo o grupo, hoje vivemos momentos bem diferentes”, agradeceu o atual provedor, que na gestão passada esteve como vice provedor. “Conseguimos mostrar para toda a cidade de que o hospital é importante para o município e todos colaboraram como puderam”, falou ao mostrar a conscientização por parte da população sobre a importância do hospital. “Inclusive o Grupo Jacto sempre ajudou, incentivou, motivou e orientou como deveríamos conduzir o hospital que é algo complexo, muito diferente do que administrar uma empresa ou instituição”, apontou Alair Mendes Fragoso.

No dia 8 de Junho de 1941 o primeiro grupo escolhido para administrar a Santa Casa de Pompeia foi constituído por: Constantino Marcolino de Souza – Provedor; Dr. Nelson Alves Bastos – 1º Secretário; Salvador Mendes de Almeida – 2º Secretário; Oscar Molinari – Tesoureiro; Ozório Correa de Lara, Antonio Jordão Filho, Marciano Costa, José Pimenta de Carvalho, José Xavier Contijo, Antonio Paulo e Noboru Fuzioka – Mordomos. “O Dr. Sebastião Lins, que presidiu a mesa eleitoral, deu posse a todos os eleitos, debaixo de estrondosas palmas da enorme assistência presente”, consta registrado na ata de constituição da primeira diretoria. “Esse é um documento valioso, sendo a nossa certidão de nascimento”, falou o secretário Oswaldo de Andrade Filho que é o “guardião” de uma série de documentos importantes do hospital pompeiano.

Apesar da celebração da data ser considerada importante, infelizmente não haverá manifestações neste sentido, em respeito a quarentena no combate a pandemia ao Covid-19. A diretoria está registrando a data, porém, concentrará os esforços para a celebração dos 80 anos, no ano que vem, por ser uma data mais emblemática. “Não podemos vacilar neste trabalho sério que estamos fazendo em deixar a cidade isenta de qualquer contaminação”, falou o provedor sem organizar qualquer tipo de cerimônia comemorativa em virtude do momento delicado que a população em geral está vivendo. “A data é importante, porém, a celebração pode ser postergada com as presenças de todos no ano que vem”, defende Alair Mendes Fragoso.

Mais de Sala de Imprensa
PUBLICIDADE
2020 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados