PUBLICIDADE
SALA DE IMPRENSA
Rotarianos homenageiam enfermeiros em geral
Marcio Medeiros
12/05/2020
Monaliza Andra Salemme Marega, presidente do RC de Marlia-Pioneiro, faz homenagem aos enfermeiros - Foto: ARQUIVO: Monaliza 120520

No dia 12 de Maio é celebrado o Dia do Enfermeiro, e com base nisso, os rotarianos que formam o Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, fizeram uma homenagem especial aos profissionais da enfermagem, sobrecarregados de trabalho e tensão, neste período de pandemia do Covid-19. “O ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever”, começou a publicação do clube nas mídias sociais em que tem acesso. “Ser enfermeira (o) representa: dedicação, responsabilidade, competência, respeito, ética, carinho, amor, e uma grande dose de humanidade”, completou a publicação que utilizou os recursos de comunicação externa que o clube detém para a homenagem. “Não poderíamos deixar passar essa data em branco”, justificou a presidente do clube rotário mariliense, a médica veterinária, Monaliza Andréa Salemme Marega, ao providenciar a divulgação.

A enfermagem é uma ciência cujo objetivo é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico. O enfermeiro é o profissional da área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico. O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas. Existem seis características essenciais de um enfermeiro de sucesso: Ser comprometido com pessoas e instituição; Saber se comunicar para ser um enfermeiro de sucesso; Liderar com sabedoria; Trabalhar em equipe para trabalhar bem; Ser empático para ser enfermeiro de sucesso; e possuir habilidade com as emoções. “O enfermeiro convive com muitas pessoas e talvez seja o profissional mais próximo do paciente”, falou a presidente do clube rotário mariliense. “Por isso, ele deve estar atento às necessidades de todos e ser comprometido com o bem-estar do paciente e da família”, comentou ao homenagear a enfermagem em geral.

Com a conquista do subsidio junto a The Rotary Foundation, com investimento na produção e distribuição de próteses oculares, os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, antes da quarentena, vinham se reunindo sempre na sexta-feira, nas dependências do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, parceiro no programa, e nestes encontros o relacionamento com enfermeiros e enfermeiras da instituição passou a ser constante. “Sem dúvida pudemos observar pessoalmente o trabalho fundamental destes profissionais em atividade”, constatou Monaliza Andréa Salemme Marega que sempre na sexta-feira dividia o clube em turnos de trabalho para a recepção aos pacientes que receberiam as próteses oculares.

Neste período de pandemia do Covid-19 a profissão passou a ser mais fundamental em razão da complexidade no atendimento público de saúde. As margens de um aguardado colapso nas internações, o profissional de enfermagem vem se desdobrando, junto com os médicos, para oferecer um atendimento digno aos enfermos. “É por essas e outras que resolvemos destacar este profissional, na passagem do dia, afinal, eles estão sendo verdadeiros “guerreiros” neste combate contra o vírus”, reconheceu a presidente do clube rotário mariliense, ao falar em nome dos demais associados do clube que aprovaram a homenagem com louvor. “É o mínimo que poderíamos fazer”, disse a dirigente rotária que participou recentemente da entrega de 1.602 máscaras por parte dos rotarianos de Marília aos profissionais da área da saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília. “Esse foi outro reconhecimento que tivemos aos profissionais da linha de frente desta pandemia”, reconheceu.

Mais de Sala de Imprensa
PUBLICIDADE
2020 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados