YES notícias
Termina treinamento com surpresas, emoção e compromissos
Márcio C. Medeiros
23/01/2017 - 21h09
Arquivo: Assembleia 230117
Evento internacional de treinamento rotário terminou com uma ampla programação de trabalhos

Terminou no último final de semana nas dependências do Manchester Grand Hyatt San Diego, Califórnia, Estados Unidos, a Assembleia Internacional do Rotary, quando os 540 governadores rotários eleitos de 219 países, receberam instrução administrativa para os trabalhos a partir de julho deste ano, até junho do ano que vem. Nestes cinco dias de capacitação aconteceram de forma prática: oito sessões plenárias, nove grupos de discussões, dois bate papos rotários e várias atividades de intercâmbio de experiências. “Foram dias intensos de muito trabalho, bastante conteúdo rotários e uma explicação detalhada sobre as novas diretrizes”, disse o empresário José Ubiracy Silva, associado do Rotary Club do Recife, no Distrito 4500 do Rotary International, atual Diretor do Rotary no Brasil.

As sessões plenárias aconteciam nas partes da manhã e tarde, quando na sequência um grupo de discussão era organizado. As sessões plenárias tiveram como tema: Abertura com apresentação do lema, O Rotary do futuro, Fundação Rotária, Quadro Associativo, Imagem Pública, Parcerias Rotárias e Gestão de Mudanças. Os grupos de discussões foram todos conduzidos por rotarianos experientes com os seguintes temas: O ano a frente; O futuro do Rotary; Provendo a paz por meio da Fundação Rotary; A evolução da experiência no Rotary; O impacto global da Fundação Rotary; Mostrando o Rotary no mundo; Suporte a Clubes e Distritos; Construa clubes fortes com boa gestão de mudança; Da assembleia a ação. Os bate-papos rotários (uma das novidades) foram dois sobre o mesmo tema: Liderança – Oportunidades e responsabilidades.

Dentre as atividades rotárias a assembleia deste ano apresentou eventos diferenciados como: “A grande Marcha”, com o desfile das delegações estrangeiras; Jantar dançante; Laboratório de tecnologia; Sessão de Fotos; Show: “A Hard Day’s Night”, e o Banquete de encerramento. “Esses eventos são inseridos na programação para fortalecimento das amizades e proporcionar a oportunidade para que os governadores se conheçam entre si, entre todos os estrangeiros”, explicou Paulo Augusto Zanardi, associado do Rotary de Curitiba-Cidade Industrial, Distrito 4730 do Rotary International, futuro Diretor do RI no Brasil, que esteve na assembleia internacional, pois, assume o cargo de Diretor do Rotary no Brasil, a partir do dia 01 de julho, juntamente com os demais governadores rotários.

Dentre os responsáveis pelo treinamento dos governadores distritais do Brasil estiveram três brasileiros: Francisco Leandro de Araújo Júnior, associado do Rotary Club do Recife (D4500 do RI); Ronald D’Elia, associado do Rotary Club de São Paulo-Penha (D4430 do RI) e Carlos Jerônimo da Silva Gueiros, associado do Rotary Club de São Paulo (D4610 do RI), que durante os cinco dias foram responsáveis pela orientação dos 38 dirigentes brasileiros e de dois dirigentes de Portugal. “Os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de visitar os estandes montados com vasto material sobre a organização e os programas”, disse Paulo Augusto Zanardi ao citar: O centro de recursos, Pólio Plus, Rotary Global Rewards, Oportunidades de trabalho voluntário e convenções internacionais.

Os presidentes do Rotary International: o atual John Germ e o eleito, Ian Riseley conduziram todas as sessões plenárias e os principais temas que foram expostos por convidados e autoridades rotárias. “Depois de todas as instruções que recebemos, das experiências que tivemos, e, a demonstração do potencial que a organização tem, cabe-nos levar tudo isso para os nossos distritos e colocar em prática dentro da realidade de cada um”, disse o Governador Eleito do Distrito 4510 do Rotary International, o meteorologista Maurício de Agostinho Antônio, associado do Rotary Club de Bauru-Terra Branca, que esteve participando do treinamento nos Estados Unidos.