YES notícias
Coral “Boca Santa” da Unesp abre inscrições para novos membros
FFC/Unesp de Marília
16/01/2017 - 17h05
Divulgação
Apresentação do Coral "Boca Santa" na XXXI Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas, em novembro de 2016

O Coral “Boca Santa” da Unesp de Marília está com inscrições abertas para novos coralistas. Para participar, é só comparecer ao primeiro ensaio, que será neste sábado, 21 de janeiro, às 17h30, no Auditório “Mestre Xidieh”, no Câmpus II da Unidade (Av. Vicente Ferreira, 1278). O Coral está aberto a todos os membros da comunidade universitária e também ao público em geral. 

O Coral “Boca Santa”, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, está com inscrições abertas para novos coralistas. O primeiro ensaio será neste sábado, 21 de janeiro, às 17h30, no Auditório “Mestre Xidieh”, no Câmpus II da Unidade (Avenida Vicente Ferreira, 1278). O Coral está aberto a todos os membros da comunidade universitária e também ao público em geral. 

Não é preciso ser músico, cantor, ter conhecimento de teoria musical ou experiência anterior na área, basta comprometer-se com o trabalho e estar presente nos ensaios, que ocorrem todas as terças-feiras, das 18h30 às 20h, e aos sábados, das 17h30 às 19h30. O Coral tem como coordenador e regente o Prof. Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, docente do Departamento de Filosofia. 

O Coral “Boca Santa”, coro polifônico de vozes adultas mistas, composto por quatro naipes básicos, executa, em geral a cappella (sem nenhum acompanhamento), repertório predominantemente erudito e original. 

Fundado em abril de 1999, o grupo tornou-se, em novembro de 2002, por decisão da Congregação da Unidade, coro oficial da FFC. Do “Boca Santa” participam componentes dos três segmentos da Universidade – discentes, docentes e servidores técnico-administrativos –, além de membros da comunidade mariliense e habitantes de cidades próximas. 

De 1999 a 2007, o “Boca Santa” apresentou-se em várias ocasiões na própria Faculdade, em diferentes locais de Marília e nas cidades próximas de Álvaro de Carvalho, Assis, Garça e Oswaldo Cruz, bem como em Cunha (SP), Ibiporã (PR), Poços de Caldas (MG), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo. 

Do elenco de obras efetivamente executado, depreende-se o tipo de repertório – predominantemente erudito – abordado pelo grupo. Tal enfoque integra um projeto maior, o da educação ou do aprimoramento do gosto através da prática do canto coral. Neste sentido, o “Boca Santa” é uma atividade contínua de caráter eminentemente formativo, voltada em primeiro lugar para a comunidade da FFC. 

“Através da preparação e execução de um repertório coral clássico e do convívio balizado pela tarefa prazerosa do bem-cantar, tem-se em mente o refinamento da humanidade de cada um, dos que estejamos a cantar e dos que estejam a nos ouvir. Com isto, a quem participe do grupo, dá-se-lhe a oportunidade de experimentar um padrão musical de elevado requinte estético para cujo reconhecimento ele mesmo aos poucos contribui”, comentou o coordenador. 

Mais informações poderão ser solicitadas ao regente do grupo, Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, por meio de mensagem ao seguinte e-mail: ubirajara.rancan@gmail.com.