YES notícias
Comerciantes de Pompeia decidem sobre calendário de 2017
Márcio C. Medeiros
09/12/2016 - 13h01
Arquivo: Neves e Val 091216
Marineves da Silva Barros Souza e Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da ACE de Pompeia, falam sobre a assembleia

Os comerciantes da cidade de Pompeia estarão reunidos no próximo dia 16 de dezembro, sexta-feira, as 9 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, em assembleia geral para ser decidido o calendário de abertura especial das lojas pompeenses para a temporada de 2017. O objetivo da assembleia, segundo a presidente da associação comercial local, Marineves da Silva Barros Souza, é definir dia e horário de atendimento especial das lojas durante todo o próximo ano. “Desta forma fica mais fácil o planejamento promocional, trabalhista e de gestão”, disse a dirigente que anualmente discute esses detalhes de forma antecipada. “Uma vez decidido, procuramos cumprir durante todo o ano”, falou a dirigente.

Nesta oportunidade cada mês do ano de 2017 será analisado de acordo com os feriados oficiais, bem como as épocas de campanhas promocionais e institucionais, além da abertura aos sábados e feriados. “Uma assembleia é importante em virtude de envolver a todos, e definir a performance do comércio da cidade num todo”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia que alerta ao fato de que a assembleia é soberana, e uma vez decidido todos deverão cumprir com o combinado. “Por isso a importância da participação da maioria dos comerciantes”, destacou a dirigente ao considerar o encontro de grande importância para o desenvolvimento do comércio de Pompeia.

O calendário antecipado ajuda no planejamento de atividades extras, bem como os acordos necessários entre empregadores e empregados. Uma vez decidido de forma antecipada fica mais fácil para o empresariado planejar campanhas, promoções, folgas e até dias com as lojas abertas ou fechadas. “O calendário é de fundamental importância para qualquer planejamento empresarial”, resumiu Marineves da Silva Barros Souza ao envolver, inclusive, o Poder Público Municipal. “A cidade com as lojas abertas é um de uma forma, e fechada de outra”, concluiu. “Por isso a participação da maioria para decidir o que é melhor para nós”, argumentou ao levar para o encontro o calendário do comércio de cidades próximas a Pompeia para se ter como base.

No mês de abril existem três feriados nacionais: Sexta-feira da Paixão, que será no dia 14, sexta-feira; Páscoa, no domingo, dia 16; e Tiradentes, dia 21 de abril, outra sexta-feira. O mês de novembro é o segundo mês do ano (exceto dezembro) que tem o maior número de feriados: Finados, dia 02, numa quinta-feira e 15 de novembro, uma quarta-feira. “Esses dois feriados podem servir de “ponte” para um feriado prolongado”, lembrou a presidente da associação comercial ao separar o mês de dezembro dos demais. “Não podemos esquecer os meses com datas comemorativas importantes para o comércio, quando as lojas passam a abrir a noite, por causa do movimento”, frisou ao lembrar o Dia das Mães (em maio); Dia dos Pais (em agosto); Dia das Crianças (em outubro) e Dia dos Namorados (em junho), que são as datas de grande apelo comercial. “Feriado de 9 de julho será no domingo, o que simplifica mais”, ressaltou Marineves da Silva Barros Souza ao apontar o mês de Dezembro que promete ampla discussão, pois, o Natal, será numa segunda-feira, o mesmo acontecendo com a passagem do ano, favorecendo a abertura das lojas no domingo.