YES notícias
Marília Shopping recebe campanha de prevenção de diabetes
Adriana Forcato
19/11/2016 - 17h05
Divulgação

Como forma de orientar a população sobre cuidados, tratamento e programas de prevenção para evitar ou retardar a diabetes, a Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia da Universidade de Marília (Unimar), realiza no Marília Shopping, em 20 de novembro, das 11h às 17h, campanha educativa alusiva ao Dia Mundial da Diabetes. 

Para essa ação haverá diversos serviços à disposição dos visitantes do centro de compras, como aferição de dados antropométricos medindo peso, altura e circunferência abdominal para análise e avaliação dos índices obtidos e teste glicêmico. Durante o período os membros da liga acadêmica também estarão à disposição dos visitantes para esclarecimento de dúvidas e aconselhamento sobre iniciativas e práticas para se ter um estilo de vida mais saudável. 

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 16 milhões de pessoas. Enquanto a diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, na do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. 

Pessoas com idade acima dos 45 anos com sobrepeso ou obesidade, familiares próximos com diabetes, sedentárias, com pressão alta, colesterol elevado ou que fazem uso de medicações que aumentam a glicose no sangue, correm maiores riscos de desenvolverem a diabetes. Os sintomas mais comuns são: muita sede, rápida perda de peso, fome excessiva, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração.

 

Sobre a data

Criado em 14 de novembro de 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia Mundial de Diabetes tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário do médico Frederick Banting que, juntamente com seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921. A data se tornou oficial em 2007 após aprovação das Nações Unidas.

O símbolo dessa data é um círculo azul que representa a união. O azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas e o círculo representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça dessa doença.