YES notícias
Bauru entra na rota do Startup Weekend, evento mundial que acontecerá em dezembro
Amanda Araújo
19/11/2016 - 17h05
Flávia Gamonar é uma das mentoras escolhidas para o Startup Weekend 2016

Pela 3ª vez, Bauru terá mais uma edição do Startup Weekend, evento mundial que irá acontecer entre os dias 2 a 4 de dezembro, na Lecom. O evento é voltado ao empreendedorismo e inovação, e busca o desenvolvimento do ecossistema empreendedor na cidade de Bauru e região.

“Durante três dias, os participantes vão ter ideias, formar equipes, validar o seu modelo de negócios com o mercado e apresentar para uma banca de jurados. Temos poucas palestras durante o evento, com duração de 15 minutos. Geralmente, os temas dessas palestras são voltados para técnicas e ferramentas que os participantes poderão utilizar durante o final de semana, como o “Elevator Pitch” (apresentação rápida da sua ideia para investidores) e o “Modelo Canvas de Negócios”, explica João Paulo Marinelli, um dos organizadores do evento deste ano e participante e campeão da edição 2014. “Minha equipe e eu fomos campeões da edição de 2014 com uma ideia de negócios para pequenos eventos. A partir daí comecei a me envolver com o empreendedorismo, e abri uma empresa voltada para alimentação saudável aqui na cidade mesmo. No ano passado, esse mesmo amigo me chamou para compor a comissão organizadora, e eu topei. Desde então não saí mais, e pretendo ficar mais um tempo à frente desse evento transformador!”

O evento é destinado a estudantes e profissionais da área de tecnologia e desenvolvimento, design e negócios, além de marketing, comunicação, publicidade e propaganda, jornalismo e, claro, todos aqueles que desejam colocar a mão na massa e fazer a ideia acontecer. “O empreendedorismo vem crescendo muito na região e esse movimento é importante, porque só assim conseguimos questionar o nosso modo de vida atual, e melhorar sempre, a partir de ideias inovadoras”, diz.

Participarão desta edição mentores, jurados e palestrantes com experiências de mercado em diferentes áreas, como como marketing, vendas, TI, jurídico e contabilidade. Todos participarão do evento de forma voluntária, uma vez que o Startup Weekend é sem fins lucrativos, e cada um tem a sua importância durante o final de semana. “Os palestrantes ajudam com temas relacionados ao desenvolvimento de negócios e histórias inspiradoras, e geralmente se apresentam na sexta, no sábado e no domingo. Os mentores contribuem de forma presencial no sábado ajudando as equipes com as dúvidas e com ideias para a validação dos negócios. Por fim, os jurados avaliam todo o trabalho desenvolvido no domingo, a partir das apresentações, e definem as três melhores equipes para receberem os prêmios”, orienta.

Confira a programação:
Dia 02/12 – Sexta-Feira
18h: Check-in
18h30: Coffee Break
19h: Abertura oficial do evento
22h30: Término do primeiro dia

Dia 03/12 – Sábado
9h: Café da manhã
9h30: Início das atividades
12h30: Almoço
14h: Início das mentorias
16h: Validação de ideias
19h: Jantar
00h: Término do segundo dia

Dia 04/12 – Domingo
9h: Café da manhã
9h30: Início das atividades
12h30: Almoço
14h: Ensaio das apresentações
17h: Apresentações finais
21h: Resultado final
22h: Happy Hour

“A cada ano o evento cresce aqui em Bauru e estamos ganhando força e reconhecimento. Além disso, o feedback dos participantes é fantástico. Quando eu participei em 2014 foi uma mudança no meu modo de pensar e agir, e aqueles que passam pela experiência do Startup Weekend dizem a mesma coisa, em qualquer parte do mundo, afinal são 54 horas de muito aprendizado, networking e ideias”.

Ideias empreendedoras
Uma das convidadas do Startup Weekend é Flávia Gamonar, professora, doutoranda e empreendedora na empresa Hubico. Flávia será uma das mentoras que irá auxiliar equipes na criação da ideia, modelo de negócios, formas de monetização, desenvolvimento de produto, na gestão ágil do projeto, além de visão de marketing. “Estou muito grata em ter a oportunidade de contribuir com o evento e com os participantes. Tenho a absoluta convicção de que vai ser uma experiência incrível e que a Startup Weekend Bauru 2016 será a mola propulsora para negócios de sucesso”, diz.

Além de Flávia, o evento ainda contará com a participação de Pedro Paulo Barbosa, fundador e CEO da Virtvs; Ricardo Rocha, sócio/Diretor da PLANEGI Consultoria Empresarial; Daniel Disposti, Fundador da Owzone, um dos primeiros coworkings da nossa região; e Fernando Hideo, sócio da Firework- softwares para web e mobile, entre outros profissionais.

Para saber mais, acesse: www.up.co/startup-weekend